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CONCURSO 2020 Prefeitura de ITANHANDU - MG

As inscrições podem ser realizadas de 29 de janeiro de 2020 a 4 de março de 2020

SITE OFICIAL DO EDITAL:

Está prevista para o dia 5 de abril de 2020, a Prova Objetiva.

INSCRIÇÕES NO CONCURSO NO LINK ABAIXO

No momento o certame oferta um total de 93 vagas, distribuídas entre os cargos de: Ajudante de Serviços Gerais (15); Assistente Administrativo (11); Assistente Social (1); Auxiliar de Odontologia (1); Auxiliar de Secretaria (2); Auxiliar de Serviços Públicos (20); Coordenador Pedagógico (2); Eletricista de Manutenção em Geral (2); Enfermeiro (1); Fiscal de Tributos Municipais (2); Instrutor de Instrumentos Musicais (1); Mecânico de Manutenção de Máquinas Pesadas (1); Monitor de Creche (5); Motorista (2); Operador de Motoniveladora (1); Pedreiro (1); Professor de Educação Básica (10); Professor de Educação Física (2); Recepcionista (2); Técnico Contábil (3); Técnico de Enfermagem (4); Técnico de Tributos (1) e Vigia (3).

Já na seleção, serão preenchidas 65 vagas entre as funções de: Agente Comunitário de Saúde do PSF (28); Agente de Combate a Endemias (5); Assistente Social (2); Auxiliar de Consultório Odontológico Dentista do PSF (5); Cirurgião-Dentista do PSF (4); Coordenador do CRAS (1); Educador Social – Pedagogo (1); Enfermeiro Padrão do PSF (5); Entrevistador/Digitador do Programa Bolsa Família (1); Médico Clínico Geral do PSF (5); Orientador Social (1); Psicólogo (2) e Técnico de Enfermagem do PSF (5).

PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos gêneros e tipos textuais; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência.
  • Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia
  • Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos.
  • . Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase.
  • Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLETO/ CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO/ FORMAÇÃO EM MAGISTÉRIO DE NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos gêneros e tipos textuais; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência.
  •  Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia.
  • Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos.
  • Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase.
  • Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II (ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA)

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • Filosofia e educação
  • Educação e sociedade
  • Tendências pedagógicas na prática escolar
  • Postura política
  • Escola como instância mediadora da pedagogia
  • Filosofia do cotidiano escolar
  • Sujeito da práxis pedagógica: Educador e educando
  • Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos
  • Didática: elemento articulador entre pedagogia e prática docente
  • Escola nova
  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
  • BNCC – Base Nacional Comum Curricular
  • Ideologia x Educação.
  • ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Educação Especial
  • Inclusão Escolar
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Lei nº 13.146/15

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

  • Teoria de Aprendizagem
  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
  • . Base Nacional Comum Curricular – BNCC
  • Desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, motor e perceptivo)
  • Avaliação
  • Planejamento
  •  Educação na Constituição
  • Prática pedagógica e o processo de construção do conhecimento: interdisciplinaridade e projetos
  • Democratização da Escola Pública
  • Novas tendências e competências
  • Projeto Político Pedagógico
  • ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
  • História da Educação Especial
  • Atendimento educacional as pessoas com deficiência
  • Política Nacional de Educação Especial
  • Educação Especial das primeiras concepções até a atualidade
  • Bullying
  • Plano Nacional de Educação
  • Educação Inclusiva
  • Lei Brasileira de inclusão
  • SECRETARIO ESCOLAR 1. Documentos administrativos da escola. 2. Documentos do aluno. 3. Estrutura e organização escolar/curricular. 4. Atendimento a comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários). 5. Escrituração e registros escolares. 6. Organização e manutenção dos arquivos. 7. Ética Profissional. 8. Educação Inclusiva. 9. Legislação educacional Constituição, LDB 9394/96, PNE 2014, BNCC LBI e ECA.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

  • Filosofia e educação
  • Educação e sociedade
  • Tendências pedagógicas na prática escolar
  • Postura política
  • Escola como instância mediadora da pedagogia
  • Filosofia do cotidiano escolar
  • Sujeito da práxis pedagógica: Educador e educando
  • Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos
  • Didática: elemento articulador entre pedagogia e prática docente
  • Escola nova
  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
  • BNCC – Base Nacional Comum Curricular
  • Ideologia x Educação
  • ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Educação Especial
  • Inclusão Escolar
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Lei nº 13.146/15

PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

PORTUGUÊS PARA FUNDAMENTAL COMPLETO

  • Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos gêneros e tipos textuais; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência
  • Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia
  • Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos
  • Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase
  • Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação

MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

MATEMÁTICA PARA FUNDAMENTAL COMPLETO

  • Conjuntos
  • Sistema de Numeração: Classes. Números ordinais
  • Números Reais: Operações com números reais: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação
  • Múltiplos e Divisores: Mínimo Múltiplo Comum. Divisores. Regras de divisibilidade por 2, 3 e 5. Divisibilidade por 10, 100, 1000. Máximo Divisor Comum. Decomposição em fatores primos
  • Números Fracionários: Frações equivalentes. Simplificação de frações. Redução ao Menor Denominador Comum. Operações de soma, subtração, multiplicação e divisão
  • Números Decimais: Representação e leitura. Operações
  • Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional
  • Regra de três simples e composta, Porcentagem: Operações para uso no dia-a-dia. Acréscimos e descontos percentuais
  • Sistema Monetário Brasileiro
  • Sistema de Medidas: Unidades de comprimento, superfície, capacidade, volume, tempo e massa. Múltiplos e submúltiplos. Operações para uso no dia-a-dia
  • Fatoração e Produtos Notáveis
  • Equações e sistemas de equações do 1º grau. Resolução de problemas
  • Equações do 2º grau. Resolução. Soma e Produto das Raízes
  • Geometria Plana: Ângulos. Perímetros e áreas: triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo. Relações métricas no triângulo retângulo
  • Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básicas

PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO I

PORTUGUÊS PARA FUNDAMENTAL INCOMPLETO

  • Compreensão de pequenos textos verbais e não verbais, tais como bilhetes, avisos, anúncios, histórias em quadrinhos, reportagens e narrativas
  • Significado e emprego de palavras
  • Regras gerais de concordância de nomes e de verbos
  • Ortografia

MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO I

MATEMÁTICA PARA FUNDAMENTAL INCOMPLETO

  • Conjuntos
  • Sistema de Numeração: classes; números ordinais
  • Números Naturais e Reais: operações; números pares e ímpares; representação e leitura
  • Múltiplos e Divisores: mínimo múltiplo comum; divisores; regras de divisibilidade por 2, 3 e 5; divisibilidade por 10, 100 e 1000; máximo divisor comum; decomposição em fatores primos
  • Números Fracionários: frações equivalentes; simplificação de frações; redução ao menor denominador comum; operações de soma, subtração, multiplicação e divisão
  • Números Decimais: representação e leitura; operações
  • Regra de três simples – Porcentagem: operações para uso no dia a dia; acréscimos e descontos percentuais
  • Sistema Monetário Brasileiro
  • Sistema de Medidas: unidades de comprimento, superfície, capacidade, volume, tempo e massa; múltiplos e submúltiplos; operações para uso no dia a dia
  • Geometria Plana: Ângulos. Principais figuras planas Perímetros e áreas: triângulos, quadriláteros.

MATEMÁTICA PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE SERVIÇOS ESCOLARES; TÉCNICO EM ELETRICIDADE; OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA

MATEMÁTICA PARA FUNDAMENTAL INCOMPLETO

  • Conjuntos
  • Sistema de Numeração: Classes. Números ordinais
  • Números Reais: Operações com números reais: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação
  • Múltiplos e Divisores: Mínimo Múltiplo Comum. Divisores. Regras de divisibilidade por 2, 3 e 5. Divisibilidade por 10, 100, 1000. Máximo Divisor Comum. Decomposição em fatores primos
  • Números Fracionários: Frações equivalentes. Simplificação de frações. Redução ao Menor Denominador Comum. Operações de soma, subtração, multiplicação e divisão
  • Números Decimais: Representação e leitura. Operações
  • Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional
  • Regra de três simples e composta, Porcentagem: Operações para uso no dia-a-dia. Acréscimos e descontos percentuais
  • Sistema Monetário Brasileiro
  • Sistema de Medidas: Unidades de comprimento, superfície, capacidade, volume, tempo e massa. Múltiplos e submúltiplos. Operações para uso no dia-a-dia
  • Fatoração e Produtos Notáveis
  • Equações e sistemas de equações do 1º grau. Resolução de problemas
  • Equações do 2º grau. Resolução. Soma e Produto das Raízes
  • Geometria Plana: Ângulos. Perímetros e áreas: triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo. Relações métricas no triângulo retângulo
  • Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básicas