CONCURSO 2020 Prefeitura de ITANHANDU - MG
As inscrições podem ser realizadas de 29 de janeiro de 2020 a 4 de março de 2020
SITE OFICIAL DO EDITAL:
Está prevista para o dia 5 de abril de 2020, a Prova Objetiva.
INSCRIÇÕES NO CONCURSO NO LINK ABAIXO
No momento o certame oferta um total de 93 vagas, distribuídas entre os cargos de: Ajudante de Serviços Gerais (15); Assistente Administrativo (11); Assistente Social (1); Auxiliar de Odontologia (1); Auxiliar de Secretaria (2); Auxiliar de Serviços Públicos (20); Coordenador Pedagógico (2); Eletricista de Manutenção em Geral (2); Enfermeiro (1); Fiscal de Tributos Municipais (2); Instrutor de Instrumentos Musicais (1); Mecânico de Manutenção de Máquinas Pesadas (1); Monitor de Creche (5); Motorista (2); Operador de Motoniveladora (1); Pedreiro (1); Professor de Educação Básica (10); Professor de Educação Física (2); Recepcionista (2); Técnico Contábil (3); Técnico de Enfermagem (4); Técnico de Tributos (1) e Vigia (3).
Já na seleção, serão preenchidas 65 vagas entre as funções de: Agente Comunitário de Saúde do PSF (28); Agente de Combate a Endemias (5); Assistente Social (2); Auxiliar de Consultório Odontológico Dentista do PSF (5); Cirurgião-Dentista do PSF (4); Coordenador do CRAS (1); Educador Social – Pedagogo (1); Enfermeiro Padrão do PSF (5); Entrevistador/Digitador do Programa Bolsa Família (1); Médico Clínico Geral do PSF (5); Orientador Social (1); Psicólogo (2) e Técnico de Enfermagem do PSF (5).
PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO SUPERIOR
LÍNGUA PORTUGUESA
- Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos gêneros e tipos textuais; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência.
- Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia
- Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos.
- . Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase.
- Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.
PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLETO/ CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO/ FORMAÇÃO EM MAGISTÉRIO DE NÍVEL MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA
- Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos gêneros e tipos textuais; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência.
- Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia.
- Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos.
- Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase.
Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II (ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA)
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
- Filosofia e educação
- Educação e sociedade
- Tendências pedagógicas na prática escolar
- Postura política
- Escola como instância mediadora da pedagogia
- Filosofia do cotidiano escolar
- Sujeito da práxis pedagógica: Educador e educando
- Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos
- Didática: elemento articulador entre pedagogia e prática docente
- Escola nova
- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- BNCC – Base Nacional Comum Curricular
- Ideologia x Educação.
- ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
- Educação Especial
- Inclusão Escolar
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Lei nº 13.146/15
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
- Teoria de Aprendizagem
- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- . Base Nacional Comum Curricular – BNCC
- Desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, motor e perceptivo)
- Avaliação
- Planejamento
- Educação na Constituição
- Prática pedagógica e o processo de construção do conhecimento: interdisciplinaridade e projetos
- Democratização da Escola Pública
- Novas tendências e competências
- Projeto Político Pedagógico
- ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
- História da Educação Especial
- Atendimento educacional as pessoas com deficiência
- Política Nacional de Educação Especial
- Educação Especial das primeiras concepções até a atualidade
- Bullying
- Plano Nacional de Educação
- Educação Inclusiva
- Lei Brasileira de inclusão
- SECRETARIO ESCOLAR 1. Documentos administrativos da escola. 2. Documentos do aluno. 3. Estrutura e organização escolar/curricular. 4. Atendimento a comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários). 5. Escrituração e registros escolares. 6. Organização e manutenção dos arquivos. 7. Ética Profissional. 8. Educação Inclusiva. 9. Legislação educacional Constituição, LDB 9394/96, PNE 2014, BNCC LBI e ECA.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
- Filosofia e educação
- Educação e sociedade
- Tendências pedagógicas na prática escolar
- Postura política
- Escola como instância mediadora da pedagogia
- Filosofia do cotidiano escolar
- Sujeito da práxis pedagógica: Educador e educando
- Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos
- Didática: elemento articulador entre pedagogia e prática docente
- Escola nova
- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- BNCC – Base Nacional Comum Curricular
- Ideologia x Educação
- ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
- Educação Especial
- Inclusão Escolar
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Lei nº 13.146/15
PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO
PORTUGUÊS PARA FUNDAMENTAL COMPLETO
- Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos gêneros e tipos textuais; discursos direto e indireto; elementos de coesão e coerência
- Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia
- Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos
- Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase
- Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação
MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO
MATEMÁTICA PARA FUNDAMENTAL COMPLETO
- Conjuntos
- Sistema de Numeração: Classes. Números ordinais
- Números Reais: Operações com números reais: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação
- Múltiplos e Divisores: Mínimo Múltiplo Comum. Divisores. Regras de divisibilidade por 2, 3 e 5. Divisibilidade por 10, 100, 1000. Máximo Divisor Comum. Decomposição em fatores primos
- Números Fracionários: Frações equivalentes. Simplificação de frações. Redução ao Menor Denominador Comum. Operações de soma, subtração, multiplicação e divisão
- Números Decimais: Representação e leitura. Operações
- Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional
- Regra de três simples e composta, Porcentagem: Operações para uso no dia-a-dia. Acréscimos e descontos percentuais
- Sistema Monetário Brasileiro
- Sistema de Medidas: Unidades de comprimento, superfície, capacidade, volume, tempo e massa. Múltiplos e submúltiplos. Operações para uso no dia-a-dia
- Fatoração e Produtos Notáveis
- Equações e sistemas de equações do 1º grau. Resolução de problemas
- Equações do 2º grau. Resolução. Soma e Produto das Raízes
- Geometria Plana: Ângulos. Perímetros e áreas: triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo. Relações métricas no triângulo retângulo
- Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básicas
PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO I
PORTUGUÊS PARA FUNDAMENTAL INCOMPLETO
- Compreensão de pequenos textos verbais e não verbais, tais como bilhetes, avisos, anúncios, histórias em quadrinhos, reportagens e narrativas
- Significado e emprego de palavras
- Regras gerais de concordância de nomes e de verbos
- Ortografia
MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO I
MATEMÁTICA PARA FUNDAMENTAL INCOMPLETO
- Conjuntos
- Sistema de Numeração: classes; números ordinais
- Números Naturais e Reais: operações; números pares e ímpares; representação e leitura
- Múltiplos e Divisores: mínimo múltiplo comum; divisores; regras de divisibilidade por 2, 3 e 5; divisibilidade por 10, 100 e 1000; máximo divisor comum; decomposição em fatores primos
- Números Fracionários: frações equivalentes; simplificação de frações; redução ao menor denominador comum; operações de soma, subtração, multiplicação e divisão
- Números Decimais: representação e leitura; operações
- Regra de três simples – Porcentagem: operações para uso no dia a dia; acréscimos e descontos percentuais
- Sistema Monetário Brasileiro
- Sistema de Medidas: unidades de comprimento, superfície, capacidade, volume, tempo e massa; múltiplos e submúltiplos; operações para uso no dia a dia
Geometria Plana: Ângulos. Principais figuras planas Perímetros e áreas: triângulos, quadriláteros.
MATEMÁTICA PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE SERVIÇOS ESCOLARES; TÉCNICO EM ELETRICIDADE; OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA
MATEMÁTICA PARA FUNDAMENTAL INCOMPLETO
- Conjuntos
- Sistema de Numeração: Classes. Números ordinais
- Números Reais: Operações com números reais: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação
- Múltiplos e Divisores: Mínimo Múltiplo Comum. Divisores. Regras de divisibilidade por 2, 3 e 5. Divisibilidade por 10, 100, 1000. Máximo Divisor Comum. Decomposição em fatores primos
- Números Fracionários: Frações equivalentes. Simplificação de frações. Redução ao Menor Denominador Comum. Operações de soma, subtração, multiplicação e divisão
- Números Decimais: Representação e leitura. Operações
- Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional
- Regra de três simples e composta, Porcentagem: Operações para uso no dia-a-dia. Acréscimos e descontos percentuais
- Sistema Monetário Brasileiro
- Sistema de Medidas: Unidades de comprimento, superfície, capacidade, volume, tempo e massa. Múltiplos e submúltiplos. Operações para uso no dia-a-dia
- Fatoração e Produtos Notáveis
- Equações e sistemas de equações do 1º grau. Resolução de problemas
- Equações do 2º grau. Resolução. Soma e Produto das Raízes
- Geometria Plana: Ângulos. Perímetros e áreas: triângulos, quadriláteros, circunferência e círculo. Relações métricas no triângulo retângulo
Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básicas