O agente penitenciário é quem mantém a ordem entre os internos, encaminha o preso ao atendimento médico, além de atuar em atividades que possam ajudar o detento na ressocialização após o término da pena.
O agente penitenciário é diferente de carcereiro.
As diferenças entre os cargos é que o agente penitenciário não é um policial, por isto não tem porte de arma, enquanto o carcereiro é um policial responsável pela guarda e acompanhar o preso nas transferências de presídios.
Você que tem intenção de ingressar na função saberá tudo sobre o cargo de agente penitenciário.
O que é um agente penitenciário?
O trabalho deste profissional começa assim que o preso chega à unidade prisional. O agente penitenciário recebe e explica como é a rotina da cadeia ao preso.
Ele recolhe objetos pessoais do preso e encaminha para a área responsável, entrega o uniforme e leva o preso para a sua cela.
As funções do agente penitenciário são manter a ordem e disciplinas dos presos.
Isto significa fazer a contagem dos internos de manhã e à noite, fazer revistas antes e depois do banho de sol, inspecionar presentes e alimentos trazidos por amigos e familiares, conferência de documentos de visitantes e apartar brigas e quaisquer desentendimentos entre os presos.
É obrigação do agente penitenciário informar tudo que encontrar de errado aos seus superiores por meio de relatórios.
O agente penitenciário também cuida da segurança dos demais funcionários da unidade prisional, entrega o café da manhã na cela, acompanha os presos aos atendimentos médicos e odontológicos e com seu advogado e oficial de justiça.
O profissional ainda tem a responsabilidade de dirigir viaturas.
O que precisa para ser agente penitenciário?
O cargo exige ensino médio ou ensino superior dependendo do concurso e conhecimentos em informática.
Em relação à personalidade, o perfil do agente penitenciário é ser uma pessoa honesta, com muito equilíbrio emocional, proativo, disciplinada, leal, que tenha empatia e se comunique de forma clara.
A força física também é desejada, pois, enfrentará conflitos e poderá carregar presos feridos.
Tem curso para agente penitenciário?
Não! O que você encontra são cursos preparatórios, provas e simulados. Alguns editais de concursos fazem menção de Curso de Formação com base teórica para os aprovados se familiarizarem com a função.
Quanto ganha um agente penitenciário?
O salário do agente penitenciário é de aproximadamente R$3.400,00 por jornada de trabalho 40 horas semanais, ou então, escala de trabalho 12×36. O profissional também pode receber gratificações, devido à periculosidade da função.